Não é muita loucura? Tomara que seja

VOCÊ SABIA?
👉 Mulheres são as principais consumidoras de medicamentos tipo ansiolítico e antidepressivo.
São drogas lícitas prescritas por médicos, certo? Porém, muitas (quase todas) mulheres fazem “carreira” nesses medicamentos, sendo que seus efeitos são de adaptação a papeis adoecedores (fazer com que suportem), tais como tripla jornada, trabalhos domésticos, violências de genêro, etc.
Ou seja, a dependência não é vista como problema a ser tratado justamente porque mantem funcionando dentro dos papeis ideais prescritos para as mulheres em nossa cultura.
E OS HOMENS?
Os homens aparecem como maiores dependentes químicos de drogas ilícitas (álcool, principalmente), e ADIVINHA? Foi criado política pública para dependentes químicos, o dispositivo do CAPS AD.
🤔Percebeu a diferença de tratamento de homens e mulheres??
É “normal” mulheres em sofrimento psíquico tomando remédios e modificando seus corpos para se encaixar no padrão de mulher.
Isso não é considerado loucura? não na nossa cultura.

Então, como uma boa mulher que reafirma seus direitos de Ser livre (ou o mais próximo disso): “tomara que seja loucura” suficiente para não me encaixar em padrões normativos, obrigatoriamente.

🌀Sou Laise Nogueira
Psicóloga Clínica Gestalt-terapeuta CRP 12/16615
Atendimentos em Florianópolis.
.
Referência:
Zanello, Valeska. Mulheres e loucura: questões de gênero para a psicologia clínica. Em: Gênero e feminismos: convergências (in)disciplinares. Brasília-DF. Ex Libris, 2010.
#psicologia #terapia #feminismo #feminista #violenciadegenero #igualdaddegenero #gestalt #psicologiaclinica #psicologiafeminista #questoesdegenero #floripa #florianopolis #ilhadamagia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s