O que são as Constelações Sistêmicas?

É uma ferramenta terapêutica simples e eficaz para tratar diversos problemas pessoais, familiares, organizacionais ou de saúde. Alguns dizem que este trabalho desafia qualquer descrição e que deve ser experimentado. Outros dizem que vai além da terapia, pois nos coloca em contato com movimentos mais profundos de nossa alma e da vida. Uma coisa todos concordam: as constelações tem um efeito poderoso de solução e reconciliação sistêmica, tanto no nível físico ou espiritual. Talvez por isso diversos profissionais (professores, psicólogos, médicos, advogados, empresários, etc.) estão aderindo ao trabalho.


Para que servem as Constelações Sistêmicas?

Em quase todas as famílias há certos acontecimentos que tem um profundo impacto em todos os membros, não permitindo assim que a harmonia flua neste sistema. Com o trabalho das constelações, é possível trazer à luz (à consciência), a dinâmica oculta, a desordem na lei sistêmica que atuava neste sistema causando assim as desarmonias físicas, emocionais ou espirituais. A partir desta nova imagem, o cliente absorve novas informações, possibilidades, recursos e insights, saindo do conflito para a resolução.

Como o trabalho pode ser realizado?

A Constelação Sistêmica é um trabalho que teve seu desenvolvimento inicial em grupos e que ao longo dos anos foi adaptado e levado aos consultórios.  A dinâmica é muito simples, no grupo, o cliente leva um tema pessoal (que pode ser relacionamento casal, doenças, filhos, empresa, etc.), e escolhe pessoas do grupo para representar os elementos do seu sistema (pessoas, conceitos ou situações). Estas pessoas são posicionadas em um determinado espaço e assumem uma postura neutra, isenta de intenção e pensamentos. Logo, movimentos corporais sutis começam a ser percebidos pelos representantes e estes os manifestam. Por exemplo: deitar no chão, mover-se para perto de outro representante, desviar o olharr, etc. Estes movimentos são lentos e silenciosos. O trabalho da Constelação possui esta característica básica: o silêncio e a lentidão dos movimentos. É como se cada representante fosse uma antena onde ele é capaz de captar as informações do sistema da pessoa que está sendo constelada. O cliente apenas observa a movimentação dos representantes e a partir desta observação, algo ocorre em sua alma e ressoa no campo familiar, trazendo assim uma solução sistêmica, ou seja, uma solução para todos que pertencem a este sistema.

No atendimento individual, costuma-se utilizar recursos como bonecos, âncoras de solo (papel, feltro, etc.) ou qualquer outro objeto para ancorar um elemento do sistema, seja familiar ou organizacional. As informações que no grupo são trazidas pelos representantes, agora podem ser vistas através do posicionamento dos bonecos, do tipo escolhido (mulher, homem, criança) para determinada pessoa ou conceito. Minha forma de trabalho mescla as imagens trazidas pelos bonecos/objetos com a percepção sensorial do campo. Ou seja, a partir de uma imagem inicial do sistema, obtida através do posicionamento dos bonecos, levo o cliente para o campo, onde ele mesmo representa a si próprio, e eu, como facilitadora, represento os demais elementos do sistema (como ocorre no grupo). O trabalho ocorre no mesmo formato do grupo, de forma silenciosa. Em alguns momentos pontuais, se for necessário, frases de solução são ditas para impulsionar um movimento ou para trazer à luz uma dinâmica oculta do sistema. O tempo da constelação, neste caso também é maior. Trabalhar com bonecos ou âncoras é utilizar uma ferramenta simbólica. A colocação dos distintos elementos mostra a representação da dinâmica relacional entre eles. Portanto, podem auxiliar a pessoa a ampliar sua visão e entrar em contato com a solução sistêmica. Em ambos os casos, no grupo ou no individual, algo muito profundo é colocado em movimento na alma do cliente.


Texto fornecido por Aline Charane, que estará oferecendo uma vivência de constelação no Alecrim no Dia 15/10.

constelacao-aline-outubro-alecrim-01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s